Antes de comprar uma máquina fotográfica
O que fazer antes de comprar uma máquina fotográfica? Que tipo de características e opções são importantes decidir?
Há alturas em que temos um sonho, mas parece que o tempo não passa e não o conseguimos concretizar, quando falo de um sonho, posso estar a referir-me simplesmente ao planeamento de algo tão simples como o adquirir de uma máquina fotográfica digital. Há o tempo de decidir e depois há o tempo de concretizar ou efectivar o que antes se decidiu. O problema é o tempo que demora entre estes dois pontos, o de decidir e o de concretizar a decisão. E é problema porque? Simples, porque a maioria das pessoas não pondera este tempo e compra só porque o decidiu!
Quero comprar uma máquina fotográfica! A primeira coisa em que pensamos, depois de decidir que queremos comprar algo é: “Aonde será mais barato?” ERRADO!
Antes de procurar onde é mais barato comprar a maquina fotográfica digital, é importante primeiro decidir o que se quer comprar, digo as características, os extras, o aspecto e design, e a utilidade prática.
Assim sendo, vou enunciar aqui vários pontos que considero importantes para ter em conta antes de comprar uma máquina fotográfica digital.
Tipo de máquina fotográfica
Há que pensar, dependendo do uso que lhe vamos dar, se melhor se adequa a nós uma máquina compacta, bridge ou SLR (Reflex).
A máquina fotográfica compacta é uma máquina pequena, fácil de utilizar, com valores normalmente abaixo dos 100 euros, controles e funções básicas, nada de muito complexo para aquelas pessoas que simplesmente querem tirar uma fotografia e não gostam de se preocupar em ter de regular intensidade, exposição, luz, focagem, etc. O zoom aqui varia, mas de regra geral está entre os 3x e os 5x. O flash não é muito forte, portanto nada de fotos com flash onde o objecto ou pessoa a fotografar esteja a mais de 2 ou 3 metros.
A máquina fotográfica bridge, é um tipo de maquina fotográfica, intermédia entre a básica compacta e a profissional SLR (Reflex), regra geral utilizam pilhas em vez de bateria, o flash é mais potente, se bem que aqui já se pode adicionar um flash externo, a qualidade é também superior, e o fotógrafo amador pode já experimentar algumas configurações de exposição, abertura de lente etc. O preço não distância muito das compactas mais caras.
A máquina fotográfica SLR – Reflex, é para fotógrafos mais experientes e profissionais. Uma qualidade invejável, mas alguma complexidade na configuração de todas as opções. Muito lenta em modo automático. É necessário ter alguns cuidados adicionais, nomeadamente com as lentes que são amovíveis. Funcionam a bateria. Opção de adicionar um flash externo.
Zoom
Quer tirar fotografias a pessoas, retratos própriamente ditos? Umas paisagens assim só para registo de lembrança? Ou quer fazer umas fotografias à distãncia, e grandes planos? Estas dúvidas têm resposta ou numa compacta, ou numa bridge, já que as compactas, salvo raras excepções não têm mais que 5x zoom, enquanto que as bridge chegam já aos 15x. Não esquecendo as SLR, acompanhada de uma lente 55-300mm por exemplo!
Bateria/Pilhas (recarregáveis)
Esta é uma dúvida importante de esclarecer! Escolher entre bateria recarregável ou pilhas recarregáveis. Que tipo de utilização vai dar à sua máquina? quer ser independente e poder sempre que acabar a energia poder colocar umas pilhas de reserva? Ou prefere tirar umas fotos de vez em quando, nada de muito intensivo nem tão importante que possa ficar dependente de energia, sabendo que poderá sempre, adquirir uma bateria recarregável extra, que terá o preço mais ou menos comparável a um carregador de pilhas com 4 pilhas.
Tipo de cartão de memória
Se bem que hoje em dia todas as máquinas utilizam Cartões SD,que são mais baratos e têm muitas marcas à escolha, há que ter em atenção algumas marcas de máquinas fotográficas que utilizam outro tipo de cartões diferentes, e que podem ser um problema quando se quer copiar as fotos do cartao de memória para o nosso computador, sem que haja um leitor de cartões específico por perto.
Utilidade prática da máquina
Se o leitor quer uma máquina para andar sempre consigo, num bolso de um casaco ou numa bolsa, tirar muitas fotografias, e depois imprimir algumas em papel 10×15, o ideal mesmo é uma compacta. Se pensar em tirar bonitas paisagens, grandes pormenores, e imprimir uns posters de vez em quando, é melhor a bridge, que hoje em dia já tem preços muito próximos das compactas. Se o leitor pensa em tirar fotografias, para expor em sites de fotografia, se tem a preocupação com a qualidade extrema das fotos, se imprime com alguma regularidade e de vez em quando até oferece ou vende mesmo muitas das suas fotos, então precisa de uma máquina SLR.
Eu sei que haverá muitas mais opções para pensar antes de comprar uma máquina fotográficadigital, mas isso ficará para uma próxima vez.
Importante é que depois de tomadas estas decisões, vem a parte da escolha da decisão de onde comprar a máquina fotográfica, e esta não deve ser levada de animo leve se queremos uma boa relação qualidade/preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário